Twitter e a Free Software Foundation
Published on November 2, 2013.
Note
This post was previous published at blog.rgaiacs.com. Some links might got broken during the conversion from reStructuredText to Markdown.
Alguns dias atŕas o Sergio Durigan escreveu em seu blog um ÓTIMO post com o título "About coherence, Twitter, and the Free Software Foundation" (cópia nesse servidor <sergio-twitter-and-fsf.html>). Neste post o Sergio avisa que a Free Software Foundation (FSF) possui uma conta no Twitter e fala dos motivos pelos quais acredita que isso está errado. A seguir encontra-se meus cometários sobre o post do Sergio e a conta no Twitter da FSF.
Pilha de software
Para quem não é da área de computação costumamos falar em pilha de software quando para executar um programa precisamos de outro (e.g. para utilizar o Microsoft Office você precisa do Windows) e para aplicações web temos a pilha ilustrada abaixo.
Na camada mais inferior (hardware) utilizamos, dentre outros programas, a BIOS que muitas vezes não é livre (embora existam alternativas livres como o Core Boot. Os servidores que formam a internet possuem como próxima camada de software depois da BIOS um kernel (a grande maioria utiliza um Linux) que é o responsável por "converter" instruções de alto nível para o hardware. E a aplicação web, que muitas vezes não é livre, precisa ser disponibilizada por um servidor HTTP, camada superior, como o Apache ou Nginx que é o responsável por filtrar as requisições feitas pelos usuários da aplicação e retransmiti-las ao interpretador da linguagem na qual a aplicação foi escrita (e.g. PHP, Ruby, Python, Java, Javascript).
Logo, a afirmação do Sergio de que o Twitter, Facebook e, provavelmente, até a Microsoft utilizam software livre é verdade. Infelizmente ele NÃO utilizam apenas esse tipo de software.
Atividades
Acho que podemos categorizar categorizar nossas atividades em uma das três categorias do digrama abaixo.
As categorias "produzir conteúdo" e "consumir conteúdo" referem apenas a atividades que fazemos (ou podemos fazer) sozinhos. Para essas duas categorias acredito que sempre podemos utilizar software livre e ter total controle sobre o processo. Infelizmente para a categoria "colaborar" isso é um pouco mais difícil pois muitas vezes não podemos encontrarmos fisicamente e acabamos fazendo virtualmente o que implica em dependeremos de um intermediário.
Esse intermediário pode ser uma pessoa, uma empresa ou um software. No caso do software gostaríamos que ele fosse livre e com a funcionalidades de federação.
Note
Federação, como definido na Wikipédia, são vários computadores funcionado de forma coletiva com base em padrões estabelecidos.
A federação é importante porque permite cada indivíduo utilizar seu próprio servidor no processo ou o de alguém em quem confia (não necessariamente uma empresa) sem a limitação de colaborar com pessoas que possuem conta no mesmo servidor.
Propaganda gratuita
Toda vez que falamos o nome de um produto, serviço, marca ou utilizamos estamos DIRETAMENTE fazendo propaganda gratuita para ele. No caso de "produzir conteúdo" e "consumir conteúdo" mencionados anteriormente essa propaganda gratuita possui uma muito inferior do que no caso de "colaborar".
compartilhamento,internet,liberdade,privacidade
Tags: