Qualidade dos REA
Published on October 29, 2013.
Note
This post was previous published at blog.rgaiacs.com. Some links might got broken during the conversion from reStructuredText to Markdown.
Note
Este post foi baseado em "On Quality and OER" de David Wiley (cópia nesse servidor <quality-oer.html>).
Todos já ouvimos o seguinte pensamento:
"Não julgue um livro pela sua capa."
E isso é uma grande verdade para os Recursos Educacionais Abertos (REA) pois muitos acreditam que os REAs possuem conteúdo de qualidade duvidosa em relação aos seus concorrentes fechados e isso nem sempre é verdade.
Definindo qualidade
Muitos associam a qualidade de um recurso educacional a forma como é apresentado (se o layout é bonito, se as imagens possuem alta definição, ...). Infelizmente essa associação é falha e a qualidade de um recurso educacional deve ser medido para responder apenas "o quanto os alunos aprendem ao utilizar esse material?".
Trocando "Todos" por "Alguns"
Considere o melhor livro didático que você já utilizou e imagine que na página informativa dos direitos autorais estive escrito "Alguns Direitos Reservados -este livro é licenciado sob CC-BY" ao invés de "Todos os Direitos Reservados". O livro perdeu qualidade devido a mudança de licença? NÃO.
A qualidade de um livro não é uma função da licença por ele utilizado de modo que:
- existem REA de alta qualidade e
- transformar um material em REA não vai melhorar sua qualidade instantaneamente.
Palavras dos especialistas
Somos levados a acreditar que um conteúdo criado colaborativamente sem nenhum critério para a seleção daqueles capacitados para contribuir (como é o caso da Wikipédia) irá possuir vários erros. Em 2005 a revista Nature fez um experimento para aferir essa suposição e chegou a conclusão de que a Wikipédia é tão precisa quanto a Enciclopédia Britânica.
REA
Tags: