PIBIC
Published on October 25, 2013.
Note
This post was previous published at blog.rgaiacs.com. Some links might got broken during the conversion from reStructuredText to Markdown.
Hoje foi a apresentação de poster de iniciação científica da área de tecnologias.

Na foto acima, da esquerda para a direita: Guilherme, Ivan, Flávia, Matheus, "Não lembro o nome", Viviane (acho que é isso) e eu.
"Meus" poster
Eu apresentei dois poster (o meu e o de um amigo).

O poster na foto acima foi o meu e para que me conhece bem, sim, a pequena nota na parte de baixo é a licença Creative Commons Atribuição (porque até posters devem ser veiculados de formar livre/aberta) que não poderia ter deixado de colocar (embora tenha esquecido de mencionar a agência de pesquisa e de agradecê-la).
Note
A vez que mais gostei de falar sobre meu projeto foi para uma amiga que faz biologia quando estava em BH.

E o poster acima é o do Eric que tive a honra de apresentar.
Uma amiga minha apareceu para dar um "oi". Obrigado pela visita.

Palestra
O congresso teve uma parte MUITO chata que era obrigatória para a área de tecnologia. Tivemos que assistir uma apresentação da "agência de inovação" que ia falar sobre propriedade intelectual (direito autoral, patentes e marcas registradas).
Porque a apresentação foi ruim: pois a propriedade intelectual é um dos principais elementos que mais reduzem a inovação hoje.
Note
OPS! Isso parece meio contraditório. Sim, é verdade e foi por esse motivo que utilizei "agência de inovação" anteriormente.
Querem ver com minha afirmação é verdadeira? E vou utilizar dois exemplos que apareceram na palestra.
- a empresa "X" está desenvolvendo um produto e descobre que este requer uma patente da empresa "Y". Então a empresa "X" abandona o desenvolvimento do produto em questão.
- o período de vigência de uma patente é entre 20 e 40 anos. Sabe quantos anos depois da invenção do zíper ele começou a ser largamente utilizado? 40 anos, isso mesmo, apenas depois da patente perder validade.
Note
A palestrante não deixou o público fazer perguntas. Por que será? Acho que ela já esperava alguém contestar eles serem uma agência de inovação e que não teria argumentos para se defender.
Note
Logo que a palestra acabou, vários alunos ao fundo já se levantaram e começaram a sair embora a pro-reitora de pesquisa ainda fosse falar algumas poucas palavras.
academia
Tags: