Acesso aberto ultrapassa 50% das publicações

Published on October 20, 2013.

Note

This post was previous published at blog.rgaiacs.com. Some links might got broken during the conversion from reStructuredText to Markdown.

No dia 07 desse mês, Devon Hanel publicou um post em opensource.com com o título "Open access to scientific knowledge has reached its tipping point (cópia nesse servidor <tipping-point-oa.html>) no qual divulga um estudo europeu o qual afirma que daqui a dois anos 50% de todas as publicações acadêmicas estaram disponíveis gratuitamente (das publicações de 2011 50% já encontram-se disponíveis gratuitamente).

Uma informação importante desse estudo é que "a maioria de artigos de alguns campos como biomedicina, biologia, matemática e estatísticas encontram-se gratuitamente disponíveis e que o acesso aberto é mais limitado nas ciências sociais, humanidades, ciências aplicadas, engenharia e tecnologia" (tradução e adaptação do autor de trecho do estudo europeu).

O estudo também envolveu o Brasil que aprensentou 63% do artigos investigados em "acesso aberto" devido, em parte, a grande contribuição da Scielo.

default

academia

none

Tags: