Privacidade e a Ficção

Published on October 4, 2013.

Note

This post was previous published at blog.rgaiacs.com. Some links might got broken during the conversion from reStructuredText to Markdown.

Warning

Este post possui spoiler.

Alguns dias atrás eu e o Panaggio estavamos falando de nossas expectativas em relação a terceira temporada de "Person of Interest".

Note

Para o caso de você nunca ter ouvido falar sobre "Person of Interest" vou fazer um pequeno resumo.

Harold Finch é um "magnata" e gênio da computação criou "The Machine" (é assim que ela é referenciada no seriado), um programa que rodava (até o final da segunda temporada) em um cluster do governo americano e estava conectado a TODOS os microfones e TODAS as cameras do planeta. "The Machine" utiliza as informações capturadas pelos microfones e cameras para prever acontecimentos. Destes acontecimentos, grande parte é descartada por não ser de grande importância para o governo e Finch recebe o primeiro número de CPF do trecho descartado diariamente.

No primeiro episódio, Finch contrata John Reese (um ex-agente especial) para ajudá-lo com os números fornecido pela "The Machine".

Nossa conversa foi motivada pelo fato de que durante as duas primeiras temporadas existia "uma conspiração" de que algo semelhante a "The Machine" do seriado realmente existia e que no intervalo entre a segunda e terceira temporada a conspiração passou a ser fato (que atende pelo no de PRISM, graças a Edward Snowden).

O Panaggio acreditava que os roteiristas iriam preparar algo bem bacana para a terceira temporada que tenderia mais para alertar as pessoas da importância da privacidade do que fortalecer o pensamento de que "não tenho nada para esconder então está tudo bem".

Fico feliz em dizer que logo no segundo episódio o CPF fornecido é de Wayne (uma mistura de Sergey Brin, Larry Page e Nark Zuckerberg). Isso mesmo, o CPF é do dono de uma "ponto com" que vende informações sobre pessoas para que estiver disposto a comprar (descrição completa aqui <po01.webm>).

Fico mais feliz ainda pela cena em que Wayne parabeniza seu "sócio" pela gravidez que ainda não foi anunciada mas que o programa da companhia de Wayne já descobri com base nas compras do supermercado (assista essa cena aqui <po02.webm>).

Depois dessa você ainda vai continuar utilizando Facebook, Google Plus e similares?

Para terminar, infelizmente não gostei das revelações presentes no fim do episódio. Mas creio que já escrivi spoiler suficiente por hoje.

default

liberdade,privacidade

none

Tags: