Carregando ereader

Published on August 10, 2013.

Tentar carregar um ereader pela porta USB de um computador rodando GNU/Linux sem interromper a leitura não costuma ser uma coisas muito fácil. A seguir você irá saber como ejetar o dispositivo adequadamente (desmontar ou remover com segurança não permitem que você continue a leitura sem interromper o carregamento).

Ao conectar o ereader na porta USB muito provavelmente o sistema operacional irá montá-lo como um disco de armazenamento externo. Utilize fdisk para saber qual o dispositivo que corresponde ao seu ereader (a maneira mais fácil é pelo espaço em disco) como indicado abaixo:

# fdisk -l
...

Disk /dev/sdf: 1977 MB, 1977606144 bytes
61 heads, 62 sectors/track, 1021 cylinders, total 3862512 sectors
Units = sectors of 1 * 512 = 512 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disk identifier: 0x00000000

    Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System

...

No exemplo anterior o ereader corresponde ao dispositivo /dev/sdf (muito provavelmente seu ereader ira corresponder a um dispositivo com um nome da forma /dev/sdX mas não será /dev/sdf).que possui 1977 MB de espaço.

Uma vez identificado o dispositivo, precisamos ejetá-lo:

# eject /dev/sdf

Para maiores informações sobre o comando eject utilize a “man page”:

$ man eject

No caso do Kindle, como ele só possue memória interna você só precisa ejetá-lo. No caso do Kobo ou Nook que possuem cartão de memória, você irá precisar ejetar ambos os dispositivos (o cartão de memória e o ereader), i.e., irá precisar utilizar o comando eject duas vezes para dispositivos diferentes.

Referências

Tags: