Aaron Swartz: the rise of monopolies and the fight against totalitarianism
Published on July 3, 2013.
Note
This post was previous published at blog.rgaiacs.com. Some links might got broken during the conversion from reStructuredText to Markdown.
Neville Roy Singham foi que realizou a palestra "Aaron Swartz: the rise of monopolies and the fight against totalitarianism".

Um dos focos dessa palestra foi o recém anunciado PRISM, um programa de vigilância do governo americano, por Edward Snowden.
A seguir alguns pontos da palestra que gostei:
"Big Data is the future and we own it." CIA
Big Data é um termo utilizado para o grande volume de informação armazenado/processado nos últimos anos (podemos considerar os últimos cinco). Essa informação possui origem nos inúmeros censores utilizados atualmente (dentre eles os aparelhos celulares) e nos logs de requisições de páginas da internet (botões das redes sociais).
Grandes empresas do ramo de informática (e.g., Google, Amazon, Apple, Microsoft, Yahoo,.. ) usam essa informação para, dentre outras coisas, criar um perfil dos usuários dos seus serviços. Como agora sabemos, essa informação é compartilhada com a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos.
"It is nearly withinout grasp to compute on all human generated infomartion."
O Big Data também está relacionado com o processamento da informação acumulada que só é possível pelas grandes empresas da área de informação e órgãos do governo.
"The good citizien complex."
O complexo do bom cidadão pode ser enunciado como: se não tenho nada a esconder não existe problema no governo violar minha privacidade para pegar alguns criminosos.
Neville comparou esse complexo com a síndrome de Estocolmo o que achei muito bom.
Democrático ou não?
Foi apresentado duas comparações:
- armas de fogo e orgivas nucleares,
- software da década de 80 e SaaS (software como serviço).
A constituição estadunidense considera armas de fogo algo democrática (e muitas pessoas uma orgiva nuclear não). De maneira semelhante o software da década de 80 era democrático mas o Saas não é.
FISL
Tags: