Censura nas redes sociais

Published on June 6, 2013.

Note

This post was previous published at blog.rgaiacs.com. Some links might got broken during the conversion from reStructuredText to Markdown.

Apareceu um artigo muito bom na "Revista Espírito Livre" sobre a questão da liberdade de expressão e as redes sociaisi1 que foi originalmente publicado no Observatório da Imprensa2 e corresponde a tradução de Jô Amado (com edição de Letícia Nunes) do artigo "Social networks face free-speech tests" de April Dembosky (com colaboração de Robert Cookson) publicado no Financial Times3.

Como informado no texto:

Facilitar a livre expressão ao mesmo tempo em que se controla o conteúdo ofensivo tornou-se um teste controvertido e um desafio tecnológico para redes sociais (...)

Em um post anterior, ../../05/18/liberdade_de_expressao_e_direito_autoral, disse que "uma vez considerado o respeito mútuo entre os indivíduos, deveríamos pensar sobre nossa (...) liberdade [de expressão]". No que se refere as redes sociais, o desafio é separar o conteúdo que viola o respeito a algum indivíduo daquele que não o faz porque muitas vezes essa separação não é muito nítida.

Devido a essa dificuldade de separar o joio do trigo, a maioria das redes sociais atuais deixam/removem conteúdo que não deveriam. Na minha opinião, o uso de redes sociais distribuídas e federadas como status.net, pump.io, ... resolve o problema, pelo menos na questão da liberdade de expressão.

Referências

default

none

none


  1. http://www.revista.espiritolivre.org/redes-sociais-enfrentam-teste-de-liberdade-de-expressao

  2. http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed749_redes_sociais_enfrentam_teste_de_liberdade_de_expressao (cópia local <oi-rsetle.html>)

  3. http://www.ft.com/cms/s/0/9346aedc-c843-11e2-8cb7-00144feab7de.html#axzz2VP2B2vAea (cópia local <ft-snffst.html>)

Tags: