Google Hangouts
Published on May 18, 2013.
Embora o título sugira que este seja um post em favor do Google Hangouts, este post na verdade é o oposto.
Meus agradecimentos ao Panaggio pela notificação que motivou este post.
Para que não conhece, XMPP é um padrão “aberto” baseado em XML para comunicação de texto (e vídeo) pela infraestrutura da internet. (mais informações aqui).
O XMPP, também conhecido por Jabber, é utilizado por vários serviços de conversa via texto, incluíndo: Google Talk e Facebook Chat.1
Ocorre que pelas informações veiculadas, o Google Hangouts não utiliza o padrão XMPP:
With Hangouts, Singhal says Google had to make the difficult decision to drop the very “open” XMPP standard that it helped pioneer.2
A decisão do Google de abandonar o padrão XMPP permitiu a esse melhorar a experiência do usuário ao integrar melhor seus serviços, embora fosse necessário reescrever todos os produtos como disse Singhal.
A maioria das pessoas vão perguntar: “Se a experiência do usuário melhorou, qual o problema em não utilizar mais o XMPP?”. A resposta encontra-se a seguir.
Serviços Federados e Padrões Abertos
A utilização de padrões abertos possibilita a existência de um serviço ser oferecido por mais de uma pessoa/empresa e da portabilidade do mesmo. Nos últimos anos, no Brasil, presenciamos uma onda de portabilidade em várias áreas, inclusive, não tecnológicas como o de seguro-saúde.
A existência de um serviço federado possibilita a comunicação entre usuários que utilizem diferentes fornecedores do serviço. O melhor exemplo de um serviço federado é a rede de telefonia no qual é possível ligar para um outro número independentemente da companhia a qual pertença o número de origem ou destino.
A escolha do Google eu não mais utilizar o padrão XMPP significa que que utilizar o Google Hangouts só poderá comunicar, utilizando esse serviço, com outras pessoas que também são usuários do mesmo.
Problemas com a nuvem
O uso do armazenamento de informação via serviços de terceiros é algo que sempre deve ser ponderado.
Hangouts keep your messages in the cloud — which isn’t exactly revolutionary, but since it’s Google’s cloud, there are some unique benefits. Every Hangouts conversation is stored online (and is accessible from any Hangouts app), but there is an option to toggle off history if you’d like to go off the record. The service’s Google+ integration is one of the best features in the entire product: every photo that you or a friend posts is automatically saved in a private, shared album on Google+. For example, after a year of using Hangouts, it will be easy not just to trace the text conversations your budding relationship has produced, but to track the photos you’ve shared over time. The feature is so obvious and so compelling that it could theoretically do what few Google initiatives have managed thus far — give a huge number of users a real sense of affinity with Google+.
Ao deixar salvo sua informação você possibilita ao Google expandir o conhecimento dele sobre você. Como a solução não é LIVRE não existe garantia de que que a informação não será guardada ao desabilitar a funcionalidade de gravação.
Referencias
Tags: