Carros 3

Nesse final de semana, eu assisti Carros 3. Para falar a verdade, eu ainda não assisti Carros ou Carros 2.

Carros é a sétima animação da Pixar. Ele foi dirigido pelo legendário John Lasseter e lançado em 2006. O filme original conta a história de Lightning McQueen, um carro de corrida que apenas se importa em ganhar o campeonato e durante o filme faz vários amigos.

Spoilers

Pare de ler por aqui caso você não queira receber spoilers!

Em Carros 3, Lightning McQueen tem que enfrentar a nova geração de carros de corrida que possuem melhor aero-dinâmica, melhor freios, melhor motor, … No final de uma temporada, nosso herói sofre um terrível acidente e passa um tempo recuperando-se.

Na nova temporada, Lightning McQueen possui um novo patrocinador e como não consegue demostrar um bom desempenho nos treinos ele acaba acordando com seu patrocinador que a primeira corrida da nova temporada será sua última corrida se ele não conseguir o primeiro lugar no pódio.

Em sua jornada de herói para alcançar o primeiro lugar no pódio, Lightning McQueen descobre que a única forma de vencer os novos carros é sendo mais experto que eles. Após um árduo treino, nosso herói está pronto para a corrida da sua vida.

Plot twist

Já próximo do final do filme, durante a corrida, Lightning McQueen percebe que não é capaz de ganhar a corrida mas a sua treinadora pode conquistar o primeiro lugar no pódio. Nosso herói decide ser substituído pela sua treinadora durante o pit stop e guiá-la durante o restante da corrida.

Cruz, a treinadora de Lightning McQueen, cruza a linha de chegada em primeiro lugar e o filme acaba.

Mentores

A mensagem do último lançamento da Pixar está relacionada com aposentadoria profissional e o começo da jornada como treinador(a)/mentor(a). Definitivamente é uma lição aos pais que estão assistindo o filme com seus filhos. E está bastante relacionado com a atual fase da Pixar de passar a direção dos filmes para jovens artistas.

Recomendo a leitura do livro Creativity, Inc que foi escrito por Ed Catmull, co-fundador da Pixar juntamente com Steve Jobs and John Lasseter. No livro, Ed Catmull descreve como a Pixar cultiva seus futuros talentos.