Para quem não sabe, o GNU Emacs possui alguns modos para edição de páginas em wikis que funcionam com o MediaWiki (e.g., Wikipédia e irmãos). Neste post será apresentado um passo-a-passo de como configurar o GNU Emacs para editar a Wikipédia.

[Existem vários grupos de usuários na MediaWiki](https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Tipos_de_usu%C3%A1rios#Grupos_de_usu.C3.A1rios). Se você for um usuário novo irá precisar resolver um CAPTCHA para poder efetivar algumas edições. É recomendado que faça algumas edições utilizando a interface web para ser promovido a usuário autoconfirmado pois este não precisa resolver o CAPTCHA.

Instalação do Modo

Estamos interessados em baixar a página de uma wiki, editá-la usando o GNU Emacs e depois submeter a nova versão da página. Uma lista de alguns dos modos que fazem essa tarefa encontra-se nessa página da EmacsWiki. Neste post iremos utilizar o Media Wiki Mode.

Baixe o arquivo mediawiki.el daqui e salve-o em ~/.emacs.d/mediawiki/ (maiores informações sobre ~/.emacs.d aqui).

Posteriormente adicione o caminho ~/emacs.d/mediawiki ao arquivo ~/emacs (maiores informações sobre o o arquivo inicial aqui). Você deve adicionar a linha abaixo no ~/emacs:

(add-to-list 'load-path "~/.emacs.d/mediawiki/")

Maiores informações sobre a linha anterior aqui.

Para que o módulo seja carregado ao iniciar o GNU Emacs, adicione a linha :

(require 'mediawiki)

no final do arquivo ~/.emacs.

Caso você não tenha adicionado `(require 'mediawiki)` no arquivo `~/.emacs` será necessário carregar o script dentro do GNU Emacs utilizando : M-x load-library RET mediawiki RET

Configuração

No GNU Emacs:

M-x customize-variable RET mediawiki-site-alist RET

Adicione as informações pedidas para cada wiki que desejar editar (se desejar pode deixar o campo de senha vazio e ele será requerido quando for editar alguma página).

{width=”80%”}

Depois de inserir as informações selecione a opção para aplicar e salvar as informações ou :

C-x C-s 

Testando

Se você estiver utilizando o modo texto do GNU Emacs alguns atalhos podem não funcionar uma vez que a combinação das teclas não existe no terminal. Por exemplo, no xterm `TAB` corresponde a `C-i`. [Maiores informações nessa resposta do stackoverflow](http://stackoverflow.com/a/4345759/1802726).

Para informar a wiki que deseja editar :

M-x mediawiki-site RET {nome do site} RET

{width=”80%”}

Para informar o artigo que deseja editar :

M-x mediawiki-open RET {título do artigo} RET

{width=”80%”}

Depois de fazer as modificações desejadas utiliza-se C-x C-s para submeter as modificações. Se desejar salvar as modificações e fechar o buffer utilize C-c C-c.

Para acessar um artigo referenciado no artigo que está editando utiliza-se C-RET.

Se houver a necessidade de recarregar a página utiliza-se M-g.

Referências